Reserva de Mesa


Como sempre meus clientes me ajudam no dia-a-dia a manter este blog atualizado e com assuntos interessantes.
Hoje um cliente do Paraná que contratou a identidade visual do casamento conosco estava às voltas na escolha dos formatos e ao optar pela plaquinha de reserva de mesa ele e a noiva ficaram na dúvida. Reservar apenas a mesa das famílias, reservar também para os padrinhos ou reservar todas as mesas? Mais ainda, será que não seria muito legal também reservar o local para cada convidado sentar???
Muitas dúvidas e questionamentos começaram a surgir, eu tentei de alguma forma ajudá-los explicando como funciona cada opção de reserva.

Reserva de Mesa Famílias
No Brasil está é a opção mais comum. Os noivos deixam reservadas uma ou duas mesas para cada família a fim de prestigiá-las e por seus lugares estarem justamente nestas mesas. É uma forma básica e simples porque todos os convidados entendem afinal "eles são da família".

Reserva de Mesa para os Padrinhos
É sem dúvida um mimo a mais para estas pessoas que tem uma representatividade maior na cerimônia do que os demais convidados. Eles tem local reservado na cerimônia então porque não também na festa certo? Para alguns é errado. "Eles já tem lembrança diferente, lugar reservado já é demais!". E tem também a questão de que eles irão acompanhados de outros familiares e ficariam em mesas separadas, o que pode não agradar ou gerar desconforto.

Reservar todas as mesas
Eu considero essa uma ótima opção, pois você poderá mapear o que pretende ver na hora da festa. E de alguma forma "tentar" organizar coisas como: Os mais jovens próximos a pista de dança, a família próxima aos noivos, os mais idosos mais afastados do som e assim por diante. Sem dúvida esta opção vai desagradar alguns que podem não gostar da mesa escolhida para eles. Eu particularmente acho altamente deselegante um convidado se preocupar com isso, afinal ele foi convidado para a festa, enquanto outros conhecidos seus foram excluídos, então cada um tem mais é que ficar muito satisfeito de ter feito parte da sua "difícil lista" (só os noivos sabem como é difícil). E queridos noivos por mais dedicação e $ que vocês invistam sempre vai ter alguém pra reclamar. Feche seus ouvidos para estas pessoas e repense sua presença nos próximos eventos.

Reservar todos os lugares
Nos estados unidos isso é muito comum, os convidados chegam na festa e já procuram seus lugares porque sabem que estarão reservados. Aqui no Brasil ainda é pouco utilizado por uma questão cultural então a maioria das pessoas só utiliza em jantarem mais íntimos.
Esta opção é de todas a que exige mais organização e dedicação dos noivos e cerimonial, pois é necessário uma lista de convidados fechada (sem convidados de boca e de última hora) e um trabalho intenso de rsvp para não ter mesas vazias na hora do evento. Uma das vantagens de reservar os lugares é poder colocar as lembrancinhas dos convidados no lugar de cada um, deixar mensagens e mimos. Sem correr o risco de algum convidado ficar sem.
O máximo que pode acontecer é um convidado ficar com a lembrancinha de alguém que faltou mais ai não há problema algum...

Eu acho que todas as opções funcionam desde que seja bem organizado. Ter bons profissionais na hora H ajuda muito e evita transtornos. O jogo de cintura do cerimonial pode minimizar qualquer probleminha de lugar reservado facilmente sem que os demais convidados notem.

Algumas dicas:
- Não deixe para fazer o mapa das mesas na última hora. Vá fazendo com calma. Comece com os seus familiares e amigos que você sabe que não vão faltar de jeito nenhum.
- Atualize todos os dias as confirmações do rsvp. Assim você não corre tantos riscos de ter mesas vazias por falta de convidado.
- Não economize no número de recepcionistas. Quanto maior for o número, mais perfeito será o resultado e menor será a fila na entrada da festa.
- Não fique frustrada ao ver uma mesa de 10 lugares com 15 ou mais pessoas. Tem convidado que arrasta cadeira pela festa e não tá nem ai.
- Alerte o cerimonial que retire algumas plaquinhas caso o horário da festa avance e os convidados de determinada mesa não cheguem. Se a pessoa chegar o lugar estará vago só não terá a plaquinha denunciando o “atrasado(a)”.
- O número de cadeiras deve ser proporcional ao número de mesas. Ter cadeiras sobrando é um incentivo para que o convidado queria se juntar a uma outra mesa.
- A lista deve ser feita com bastante atenção.

E você como pretende fazer (ou fez) no seu casamento???
Deixe seu comentário e ajude outras noivas e noivos.
Bjs
Juliete Pottes





0 comentários: